Literatura: Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz

Em novembro trabalhei com o livro: "Outras duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz" de Otávio Roth.

Livro de Otávio Roth






  • Trabalhei as rimas




  • O significado de dúzia




  • O significado de "coisa à-toa"




  • Depois num grupão, fizemos a lista das coisas que deixarão saudades da escola. (Na escola em que trabalho, só tem turmas até o 1º ano do Ensino Fundamental)




  • Organizamos o mural que ficou bem legal.










  • 5 comentários:

    1. Adorei a proposta!! Parabéns! bjs

      ResponderExcluir
    2. OLÁ IARA SOU HOZANA PRIMO PSICOPEDAGOGA,MORO EM EQUADOR RN,VEJO SEUS TRABALHOS E FICO ENCANTADA ,ATÉ UTILIZO VÁRIOS NA MINHA SALA DE INTERVENÇÃO POIS TENHO 21 CRIANÇA QUE ESTÃO CURSANDO O 4º ANO E AINDA NÃO ADQUIRIRAM AS HABILIDADES BÁSICAS NO QUE SE REFERE A LEITURA E ESCRITA.GOSTARIA QUE VOCÊ ME AJUDASSE MANDANDO ALGUMAS SUGESTÕES .FICAREI GRATA.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Hozana! Nunca alfabetizei crianças maiores, mas acredito que você pode seguir o mesmo esquema que eu uso. Acho muito importante que as crianças conheçam o alfabeto e o som de cada letra. Trabalho com o nome das crianças da sala, pois é o que está bem próximo deles. Destaco sílaba inicial, rimas, quantidade de sílabas nas palavras. Uma vez por mês avalio minha turma na escrita para saber em que nível de escrita eles se encontram e procuro fazer atividades para os grupos de acordo com cada nível e não dispenso as aulas de informática e o trabalho com os jogos, pois ajudam muito no aprendizado de forma lúdica. Não sei se sua escola recebeu as caixas de jogos do CEEL que são bastante interessantes e eu utilizo muito com minha turma. (http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/28.pdf) . No Portal Trilhas você vai encontrar também, tanto os jogos para imprimir quanto o manual de como trabalhar com os jogos. Espero que minha informação seja útil para você. Um abraço.

        Excluir
    3. QUERO INOVAR MINHAS AULAS , GOSTEI DA SUA PROPOSTA

      ResponderExcluir

    Seu comentário é muito importante...