RELEITURA – FESTA JUNINA


- Encontrei na revista “Guia Prático para professores de Educação Infantil” – edição nº 77 essa imagem boa para trabalhar no período das festas juninas.
Releitura
Artista: Fé Córdula
Francisco de Assis Córdula nasceu no Rio Grande do Norte em 1933 e reside em Goiânia desde 1974. Adotou o "Fé" do sobrenome da mulher, a professora Maria das Dores Feitosa. "Tenho de botar ela na frente da coisa senão trava ou toma outros caminhos".
É pintor, escultor e desenhista autodidata, tendo participado de inúmeras exposições. Muitos críticos de arte importantes escreveram sobre a obra do artista, entre eles João Evangelista Ferraz: “A primorosa obra pictórica de Fé Córdula reflete, de forma plena, pura e objetiva, uma profunda simbiose luminífera de fé e trabalho, religiosidade e altíssima criatividade”. Cordula não trabalha pintando, se diverte.
Fontes: - http://www.programaraizes.net/posts/fe-cordula e Diário da Manhã -03/08/2008
            
Fé Córdula


Releitura

 

     FICHA TÉCNICA

     OBRA: Sem título, 1987

     ARTISTA: Fé Córdula

     TÉCNICA: acrílica sobre tela

     TAMANHO: 70x70 cm



Sugestão de atividade:
  1. Apresentar a obra para as crianças.
  2. Perguntar o que estão vendo.
  3. O que o homem e a mulher estão fazendo?
  4. Deixar que as crianças falem tudo o que estão vendo e depois completar as informações falando sobre festa junina.
  • O casal está usando roupa típica e está pronto para dançar quadrilha.
  • Ao fundo, aparecem dois músicos próximos à fogueira.
  • Outros elementos que caracterizam a festa: pau de sebo, mastros, bandeirinhas, balões (comente sobre o perigo de se soltar balões, principalmente em áreas urbanas).
  • A sugestão da revista em que encontrei a imagem é que se entregue para cada criança uma “bandeirinha” colorida de aproximadamente 3 cm e um pedaço de cartolina (pode ser no formato A4). Pedir para que as crianças colem a figura da maneira que desejarem e completementem o trabalho com outros materiais. Coloque à disposição tinta guache, canetinha, giz de cera, lápis de cor, barbantes, tecidos, cola etc.
  • Preferi trabalhar com minha turma com guache e pincel. A turma se baseou na imagem vista.
  • Não se esqueça de no final da atividade, dar oportunidade para que cada criança apresente seu trabalho, fazendo uma apreciação coletiva.
  • Finalizamos com cada criança dando um título para sua obra.

RELEITURARELEITURARELEITURA

Um comentário:

  1. It has fully emerged to crown Singapore's southern shores and undoubtedly placed her on the global map of residential landmarks. I still scored the more points than I ever have in a season for GS. I think you would be hard pressed to find somebody with the same consistency I have had over the years so I am happy with that. 먹튀검증

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...