Trabalho com o nome

 

 
  • Conversa na rodinha sobre a importância de ter um nome.
  • Ler a poesia: Que nome você tem? - Depois colocar a música para as crianças (CANTALELÊ)
  • Leitura do livro: Nomes de Gilda Meirelles

Gilda Meirelles
O texto desse livro é uma brincadeira de rima com vários nomes. E no final é assim:

"E AGORA, UMA DÚVIDA ME CONSOME:
O QUE É QUE RIMA COM O SEU NOME?"
  • Por causa do livro acima citado, propus uma brincadeira: Brincando de rimar
- Usando o nome das crianças, listar rimas para que a turma descubra qual o nome da turma que rima com a relação de palavras. Ex:
 
MEL, PASTEL, CHAPÉU, CARROSSEL, HOTEL, PINCEL, CARRETEL -
O NOME É MIGUEL.
 
Usar o link para conseguir rimas.
RIMADOR - SONETOS

Alguns nomes precisam ser modificados para encontrarmos as rimas.
KIMBERLY - Kimberli
ERICK - Erique


    - Levei para mostrar na "rodinha" meus documentos: certidão de nascimento, identidade, carteira de habilitação, título de eleitor.
    - Pedi para que as crianças pesquisassem em casa os documentos que elas têm.

    • Leitura da poesia: NOME DA GENTE - Pedro Bandeira



     
     
     
     
     
     
     
     

     

    O Nome da Gente

     
    Pedro Bandeira
     

     
     

    Eu não gosto

    do meu nome

    não fui eu

    quem escolheu.

    Eu não sei

    porque se metem

    com um nome

    que é só meu!

     

    O nenê

    que vai nascer

    vai chamar

    como o padrinho

    vai chamar

    como o vovô

    mas ninguém

    vai perguntar

    o que pensa o coitadinho.

     

    Foi meu pai quem decidiu

    que o meu nome fosse aquele

    Isso só seria justo

    se eu escolhesse

    o nome dele.

     

    Quando eu tiver um filho,

    Não vou pôr nome nenhum.

    Quando ele for bem grande,

    ele que escolha um !

     
     
    - Pedir que as crianças pesquisem o motivo pelo qual seu nome foi escolhido.

    PESQUISANDO...
    SEU NOME É UMA DAS PALAVRAS MAIS BELAS QUE EXISTEM, POIS REPRESENTA VOCÊ!
    PROCURE SABER COM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA O PORQUÊ DA ESCOLHA DO SEU NOME E PEÇA QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES ABAIXO. IREMOS CONVERSAR SOBRE AS INFORMAÇÕES EM SALA.
    - É interessante que no dia seguinte à entrega da pesquisa, as crianças tenham a oportunidade de contar para os coleguinhas o que elas descobriram sobre como foi feito a escolha do seu nome.
     
     


     
     
     


    3 comentários:

    1. Posso trabalhar este conteúdo com o 3º ano, ou é muito infantil para esta turma ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Lilian! Você pode adaptar para sua turma. Toda criança gosta de poesia. Acho que você pode aproveitar o texto e essa pesquisa sobre o nome normalmente é feita no primeiro ano. Mas no 3º ano eles estão com mais compreensão, e eles podem pesquisar outros nomes que a família pensou, outro nome que eles gostariam de ter... Você tem muitas opções para trabalhar.

        Excluir

    Seu comentário é muito importante...