A descoberta da Joaninha


Comecei esse ano trabalhando com minha turma de primeiro ano com o livro: A descoberta da Joaninha.
Adorei a história que mostra a importância de se ter amigos e poder compartilhar aquilo que temos.


Digitalizar0001

Dona joaninha vai a uma festa em casa da lagartixa. Vai ser muito divertido, todos os bichinhos foram convidados!!!

 


Sugestões do trabalho com o livro no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9514

 


Como eu não tenho o livro, consegui as imagens na internet e montei a apresentação para contar para meus alunos.
LIVRO: A DESCOBERTA DA JOANINHA – clique para ver a apresentação

joaninhajoaninha
  • Trabalhando as quantidades:
matemática
 
Encontrei a sugestão dessa atividade no Pinterest e achei bem interessante.
A ideia aqui é a criança jogar o dado, identificar a quantidade e colorir a bolinha em que se encontra o numeral.
As crianças adoraram usar o potinho com o dado. Percebi que após algumas jogadas, elas passaram a identificar as quantidades com mais rapidez, sem necessidade de ficar contando de um em um.
 
  • Confecção de joaninha:
  Joaninha
  1. Recortar cartela de frutas em círculos.
  2. Recortar um círculo de papel vermelho.
  3. Pintar o círculo da cartela de frutas com tinta preta.
  4. Dividir o círculo vermelho ao meio, recortar e pintar bolinhas pretas com a ponta do dedo.
  5. Montar a joaninha.

  • Sugestões de músicas:


Música: Joaninha
Lá no matinho escondida
Com os grilinhos a brincar
Morava uma joaninha
Que tinha asas para voar
Oh joaninha, oh joaninha
Foi tão difícil te apanhar, mas guardadinha no meu bolso
Tu agora vais ficar.


Música da joaninha – link da música com letra
Música da joaninha – link da música só com instrumentos

 

 

Joaninha- Luiz Perequê

 

Joaninha colorida
Diga quem são seus pintores
Será que são borboletas
Roubando tinta das flores?
Joaninha, joaninha
Diga onde você mora
Se é na flor da laranjeira
Ou na seda da amora
Gira, gira joaninha
Na roda do girassol
Beija-flor voa girando
Desenhando caracol
Quem pintou suas asas Joaninha
Ensinou a lagarta a virar borboleta
Ensinou o macaco a fazer careta
Ensinou a aranha a fugir da vespa
Vaga-lume que acende sem lanterna
Não deu asas pra cobra, não deu perna
Quem encheu toda Terra de beleza
Quem pintou a joaninha
Foi a mão da natureza
Pintou as asas da borboleta
Foi a mão da natureza
Ensinou o macaco a fazer careta
Foi a mão da natureza
Ensinou a aranha a fugir da vespa
Foi a mão da natureza
Quem encheu toda Terra de beleza
Quem pintou a joaninha
Foi a mão da natureza.


JOANINHA – link para a música
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=M3nw2D5Lc-0#!


"Joaninha é uma bolinha dessas bem pequenininhas
passeia na mão de uma menininha,
passa de um dedo pra outro dedo
Andando levinha, fazendo cosquinha....
como um brinquedo...
Não se vê pernas...nem cabecinha...
sou uma bola cheia de bolinhas!
mas de repente...adeus joaninha!
ate criou asas...aquela bolinha...
a joaninha voa pra longe...
vai passear em outra maozinha...
quem até hoje nao experimentou
tem em sua mão uma joaninha."


Link para a música - clique aqui

- Tenho mais atividades sobre o assunto… Vou postando aos poucos.

13 comentários:

  1. Bom dia!
    Adoro seu blog, passo por aqui sempre.
    Meu nome é Priscila e estou começando agora nessa maravilha chamada "alfabetização". Estou apaixonada!
    Ano passado foi meu início, estive com um 1º ano a tarde, e na parte da manhã eu era cuidadora também em uma sala de 1º ano, de uma professora já experiente e foi o que me deu um norte.
    Esta professora trabalhava por letras, então por exemplo, tinha a semana da letra "J" e aí nessa semana as atividades eram todas voltadas pra essa letrinha.
    Gostaria de saber como você trabalha? Se você parte das letras para o texto, do texto para as letras, como organiza suas atividades?
    Eu ainda me sinto muito em dúvida quanto a isso e gostaria de saber sobre demais experiências.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Iara adorei seu trabalho, sou professora de Educação Física e gostei muito dos links das músicas.. Me ajudou bastante
    Parabéns pelo seu lindo trabalho!!! Illana

    ResponderExcluir
  3. Olá, iara gostei bastante do seu blog , sou professora de sala de recursos, e vivo pesquisando... maneiras de como tornar mais fácil a aprendizagem de meus alunos, suas dicas e pesquisas vão me ajudar com certeza . obrigada.

    ResponderExcluir
  4. SEU BLOG ME INCENTIVOU BASTANTE , POIS DESDE QUE O CONHECI VENHO TENTANDO MELHORAR MINHA PRÁXIS, SOU PROFESSORA DE LIE E ADORO TODAS AS ATIVIDADES POSTADAS.

    ResponderExcluir
  5. Oi Iara gostaria de saber quem gravou a música da joaninha é uma bolinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Envie um email para mim: alfabetizando.iaramedeiros@gmail.com

      Excluir
  6. Adorei uma musiquinha mais nao consigo baixar pelo link que deixou

    ResponderExcluir
  7. Adoraria saber como conseguir a música joaninha é uma bolinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só você clicar no link que coloquei no final da postagem e fazer o download.

      Excluir
  8. I think this is among the most vital information for me.
    And i'm glad reading your article. But want to remark
    on some general things, The site style is great, the articles is really
    nice : D. Good job, cheers

    Stop by my blog post ... 오피사이트

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...