Coisinhas que funcionam bem na minha turma



- Sistema de sorteio:


Criança adora participar… Quem não gosta? E elas ficam tão entusiasmadas com algumas atividades que às vezes fico com pena de não poder convidar todo mundo…
Então utilizo um sistema que elas aceitam bem… Aliás elas gostam muito quando pego meus palitinhos e ficam todas na expectativa…
Quem será o sorteado?
Utilizo os palitinhos para quase tudo. Ida ao quadro, leitura, escolha de ajudante para distribuição de materiais…
Coloco sempre o palitinho sorteado ao lado da latinha para dar oportunidade a outras crianças.



- Pote de aneizinhos:


Durante muitos anos procurei utilizar recursos variados para incentivar participação da turma, resultados na aprendizagem, bom comportamento…

Fazia muitos bilhetinhos, colava estrelinhas no caderno ou então montava aqueles cartazes onde cada criança era representada por um foguetinho que tentava alcançar a lua de acordo com seu desempenho.
Mas em 2010, recebemos na escola em que trabalho uma estagiária de Psicologia, Andrêze Silva, que me deu um xerox de uma parte do livro “SOS ajuda para pais” de Lynn Clark.
Fiquei bem animada com o capítulo 14: Usando Pontos, Fichas e Contratos - e logo veio a ideia de como poderia adaptar para usar com minha turma de 1º ano.
A ideia é colocar fichas em um pote da turma durante a aula. O pote é um só, para a turma toda. Não existe um momento certo para colocar as fichas. Utilizo às vezes quando quero incentivá-los a tentar vencer um desafio, ou quando elogio por algum comportamento, ou pela participação numa determinada atividade, às vezes por alguma “palavrinha mágica” bem empregada, ou por uma carteira muito bem organizada e limpa, um dever bem feito e caprichado, um bilhete assinado… E aí vai…
Então por exemplo, combino que no dia seguinte elas deverão trazer um objeto surpresa iniciado com uma determinada letra, e no dia combinado apenas seis crianças lembram e trazem. Aí coloco no pote da turma seis aneizinhos… Utilizo aneizinhos de latinhas de refrigerante, já que não tenho fichas.
Combinei com a turma que teremos uma surpresa quando os aneizinhos atingirem a linha marcada no pote. Com isso fazemos piquenique, assistimos a uma sessão de cinema na escola e outras coisas que sei que as crianças vão gostar. “…atividades recompensadoras ajudam a motivar as crianças a melhorarem o seu comportamento.”
Agora é muito importante lembrar que esse pote é da turma, cada anelzinho que é acrescentado não pode ser retirado para penalizar alguém por uma atitude ruim… “…a criança pode ficar desencorajada com o programa se perder pontos depois de ganhá-los.”
 
 
 
 
 
 
 
Esse é o meu pote de aneizinhos.
Já está bem arranhado… Preciso de um outro.

 
 
 
 
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante...