Janelinha dos numerais–antecessor e sucessor

Minha turma está ótima em contagem, já identifica as quantidades até 10 e a maioria das crianças já sabe representar os numerais observando sua posição correta (sem espelhar).
O grande problema está na identificação do antecessor e sucessor de cada numeral. Eles não conseguem colocar cada um no seu lugar correto. Acredito que talvez, isso esteja ocorrendo pelo fato da sala de aula possuir mesinhas e não carteiras individuais, então sempre tem alguém de costas para a sequência numérica colocada na parede. Assim eles confundem a posição do antes e do depois e acabam registrando qualquer coisa.
Comecei a introduzir a dezena sentindo que não venci essa etapa e estava me sentindo bastante frustrada.
Aí me lembrei de um material que fiz há algum tempo e resolvi testar. E não é que funcionou?


 

antecessor e sucessorantecessor e sucessor
 

Fiz minhas janelinhas usando EVA e algumas réguas que ganhei de presente de um pai de aluno.
Na janelinha só aparecerá o numeral pedido, seu antecessor e o sucessor. Resolvi colocar a setinha apenas apontando para o antecessor, para que eles memorizassem essa posição.
Se quiser experimentar… Aí está o modelo.


 

antecessor e sucessor

 CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO MOLDE

3 comentários:

  1. Estou passando pelos mesmos problemas com os meus alunos do primeiro ano. Pesquisando muito encontrei sua janelinha e amei!!!!! Vou começar a confeccionar as minhas o mais rápido possivep!!! Obrigada pela grande ajuda!!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...