JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO ONLINE

Encaixe - Alfabeto x Figuras


Desordem – Letras ou Palavras

image

Organize as letras ou palavras colocando-as em cima do desenho certo.

Jogo de Rimas

rimas

Duelo das letras

jogo online

Desafio Matemático

image
Com nível “fácil” e “normal”

ALGUNS JOGOS DO SITE (DIGIPUZZLE)- traduzidos.
image5 image[9] 

JOGOS COM AS VOGAIS



Jogo das vogais

Ursinho-Winnie-Pooh

Complete com as vogais: inicial e final.

Complete com as vogais que faltam.
   
   Complete com as vogais que faltam.


 

ATIVIDADES PARA FIXAR O ALFABETO:



image


Acerte as letras do alfabeto.


image4
Jogo do alfabeto – parte 2 (deixar carregar antes de jogar, para não dar erro)

image


Digite a letra correta.


image


Digite a letra.

image

Encaixe a letra fazendo a correspondência. (maiúsculas e minúsculas)

image

Siga a ordem do alfabeto.


image

Estoure as bolas seguindo a ordem do alfabeto.

image9[1]

imageAtividade do "Seu Alfabeto" - Parte 1

Para fixar palavras do livro "O aniversário do Seu Alfabeto

 

image

Atividade do "Seu Alfabeto" - Parte 2

 

 

jogo online
Duelo das letras


  • ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM OS FONEMAS:


image

Jogo das Letras


Image 2

Jogo das Letras



Atividade para fixar a letra F.

image

Jogo da letra J

image
Atividade para fixar a letra V.


  Letras V e B.

  
    Letra M. – Essa atividade foi feita com os objetos que as crianças
    levaram para a sala de aula.




Letra V – Fixando a escrita do grupo de palavras formadas em sala.
imagePrimeira letra – animais

imagePrimeira letra – alimentos



  • ATIVIDADES COM PALAVRAS:

image

Use P ou B
image

F ou V

image

Fixação da letra G

ReRR
   R ou RR

imageR ou RR
image
Descubra qual é a palavra


image
  •  

Ordem alfabética

 

 

JOGOS COM LEITURA

image image  

 

ATIVIDADES COM PARLENDAS:

image

Boi da cara preta


image
Dedo mindinho

 

 

LINKS DE OUTROS SITES:

 

 Jogo do alfabeto em Flash JOGO DO ALFABETO – ARRASTE A FIGURA PARA A LETRA CORRESPONDENTE.
  APRENDENDO A LER - ARRASTE O OBJETO PARA A LETRA CORRESPONDENTE.
  JOGO DAS VOGAIS - CLIQUE NA FIGURA CERTA.
  BRINCANDO COM AS VOGAIS - COMPLETE AS LACUNAS COM VOGAIS.
  JOGO DAS VOGAIS - ACERTE AS VOGAIS. USE A BARRA DE ESPAÇO.


   ABCDÁRIO – COM NÍVEL PRINCIPIANTE, INTERMEDIÁRIO, AVANÇADO E FINAL

 

DITADO

        
       
 


ACHEI UNS LINKS DE JOGUINHOS BEM BACANAS NA INTERNET. VALE A PENA VISITAR...
AS CRIANÇAS VÃO VIBRAR.
  
                      JOGO DA MEMÓRIA
                                                                                                      Jogo da Memória
    
     Brincando com Ariê                       Brincando com Ariê 2

323 comentários:

  1. Respostas
    1. vou usar muito estas atividades porque estou atuando no projeto alfabetizaçao e alem deste soou mae de um filho especial vou usar todas as atividades com o mesmo.

      Excluir
    2. nossa como foi bom achar seu site, estou alfabetizando meu neto com ele, ele se diverte e aprende, adorei
      obrigada

      Juliete

      Excluir
    3. Que bom, Juliete! Muito legal que vocês estão gostando... Obrigada pela visita e pelo comentário...

      Excluir
    4. Estou adorando suas atividades, trabalho com crianças e adolescentes especiais e estão me ajudando na alfabetização. Obrigada! Karla Franco Espaço Vida

      Excluir
    5. que bo adorei esse sait meu filho bruno ta aprendendo muito todos os dias quero que ele treine um pouquinho e muito bom.obrigada parabens.fran mae do bruno.

      Excluir
    6. Gostei muito,será muito útil para minhas aulas . Trabalho com alfabetização e com a sala de informática. Nancy Borges

      Excluir
    7. Olá Tia Iara !! Gostaria de proposta pedagógicas na alfabetização para aluno com dificuldades... meu e mail tatiatelier@hotmail.com
      Obrigada !! bjs mil!

      Excluir
    8. Boa tarde, uso muito o seu site na alfabetização.
      Você conhece algum site que estude palavras que complete com "M e N" antes de "P e B"?
      Desde já agradecida pelo belo site.
      Marina

      Excluir
    9. Olá! Experimente esse link com uma atividade com M e N:
      http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/78-ortografia-m-e-n

      Excluir
  2. vou usar todas essas aulas com meus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho encontrado muita coisa legal na internet que desperta interesse nas crianças e que ajuda na alfabetização. Vou criar um link no topo do blog, escrito "primeiro ano" para se você quiser, testar também.

      Excluir
    2. obrigado vc

      Excluir
    3. MUITO BOA AS ATIVIDADES....
      UMA PENA AS PAGINAS QUE ESTÃO FORA DO AR...

      Excluir
  3. Iara, estou adorando teu blog, todas as aulas de informática com meus alunos faço uso das suas atividades. Trabalho em uma APAE, com deficientes intelectuais e posso te dizer que todas as tuas sugestões de jogos estão de total aproveitamento. Continue assim, pois está me servindo de inspiração. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que posso te ajudar... Com minha turma gosto muito também de usar o Sócrates. Você conhece? Quando a internet na minha escola está com problema é com ele que trabalho. o Sócrates é um Software bem legal que você instala direto nos computadores.

      Excluir
    2. Nossa Iara seu blog, é muito bom eu trabalho na Apae com crianças de deficiência intelectual, e elas adoraram o seu trabalho, parabéns que Deus te ilumina para que você possa criar muitos mais.Beijos
      Que software é esse Sócrates?

      Excluir
  4. Muito interessante seu blog. Gostei. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!! As crianças amam atividades assim, parabeńs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar que muitas atividades que posto aqui são sugestões retiradas de outros sites. Coloco aqui tudo aquilo que acho legal e posso utilizar com meus alunos e que acredito que outras crianças podem gostar também. Obrigada pelo comentário...

      Excluir
    2. OLA...
      BOA TARDE...
      MINHA FILHA ERA MTO LENTA NA ESCOLA, ATE EU TER ENCONTRADO O SEU BLOG...
      QRO TI AGRADECER MTO, GRAÇAS A DEUS E A SUA BOA VONTADE, HOJE MTINHA FILHA DESENVOLVEU BASTANTE NA SALA DI AULA...
      FICA COM DEUS E TUDO DI BOM PRA VOCE E SUA FAMILIA...

      Excluir
  6. Amei seu blog. Gostaria de saber se as atividades que vc criou de completar vogais foi em qual programa ou s vc pode compartilhar como se faz. obrigada. se puder responder no meu email é: imac.souza@ig.com.br
    Obrigada.
    Imac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas atividades utilizando o Flash. Tenho um irmão que trabalha como professor de Física e que desenvolve os trabalhos do colégio utilizando esse programa. Foi ele que me deu as primeiras aulas. Não é fácil, mas não é impossível... Algumas coisas consulto em livros e outras na própria internet. Aí é ter paciência para montar as atividades...

      Excluir
  7. nossa meu filho adora estuda ele fica chorado pra fica na net ele so tem 3 aninho

    ResponderExcluir
  8. Amei seu blog. Gostaria de saber se as atividades que vc criou de completar vogais foi em qual programa ou s vc pode compartilhar como se faz. obrigada. se puder responder no meu email pedrososueli@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu uso o Flash Mx para fazer as atividades. O programa não é muito fácil de trabalhar, mas nada é impossível... Levei uma surra no início, mas refazia e pesquisava... Até na internet você encontra aulas prontas. Eu tive um ótimo professor e até hoje consulto nos livros. É muito bom trabalhar com o programa... Obrigada pela visita.

      Excluir
  9. Caríssima Iara,
    cada vez q entro em teu blog fico mais encantada com teu trabalho e, principalmente, tua disponibilidade em repartir conosco teus conhecimentos e criações.
    obrigada por tudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que o trabalho aprovou... Valeu pelo comentário e obrigada por sua visita.

      Excluir
  10. Muito legal este site em informatica e no jogo da memoria fiz em 19 segundos e fiquei em segundo lugar minha amiga fez em 18!(ganhei uma barra de choco e ela uma caixa mas a gente repartiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Esse jogo da memória que você gostou é do site da Nova Escola. Lá tem muitos outros jogos bem legais para você. Não deixe de visitar.

      http://revistaescola.abril.com.br/jogos/

      Excluir
  11. Gostei muito, obrigada pela sua contribuição.

    ResponderExcluir
  12. Querida ,gostei muito de suas sugestões de atividades para alfabetização.Vc em alguns jogos uso a ferramenta Jclik???
    Arlete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Arlete! Conheci o programa no ano passado. Adorei... Cheguei a colocar um jogo no blog. Está na parte do "Macaquinho" - letra M. A única dificuldade que encontrei é que o programa roda em java, e aí precisaríamos instalar em todos os computadores da escola. Como trabalho em sala de aula, fica mais complicado... Se você tiver oportunidade experimenta o que coloquei como teste.

      Excluir
  13. Adorei seu blog.
    você está de parabéns!
    Está sendo muito útil para meus alunos.
    Obrigada.
    Maria Antonia Gazola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Antonia! Fico muito feliz em saber que estou contribuindo com outras pessoas. Beijos para seus alunos e para você. Obrigada pela sua visita...

      Excluir
  14. adorei!! meu irmão ficou um tempão brincando. bom trabalho continue assim!!!
    Janaina Fonseca Nolasco

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Adorei as atividades e já usei.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Adorei as atividades e já usei.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom Iara, já divulguei para os psicopedagogos do meu facebook que fazem trabalho em consultório. Parabéns! Simaia Sampaio http://www.psicopedagogiabrasil.com.br

    ResponderExcluir
  18. Se você puder me enviar, vai me ajudar muito. Gosto sempre de levar novidades para meus alunos... Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá Iara!
    Parabéns!!!
    Seu blog é maravilhoso!
    Vou usá-lo e divulgá-lo com certeza!
    Convido-a a conhecer o meu blog que tem uma estrutura parecida com o seu, só que mais voltado para o 1º segmento do Ensino Fundamental e não somente alfabetização.
    http://turma500.blogspot.com
    Um abraço!
    Ana Cláudia Mesquita
    (a1claudia@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana Cláudia! Adorei conhecer seu blog. Gostei muito da seleção de jogos que você tem lá. Usei vários e mandei alguns links para amigos. Obrigada pela sua visita... Já estou te seguindo...

      Excluir
  20. obrigado hoje ajudou muito o meu filho e eu achei um jeito mais facil dele apreender.

    ResponderExcluir
  21. oi tenho um filho alfabetizando mas eu queria tambem se for possivel atividades pra primeira e segunda serie!!! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que sobrar um tempinho vou organizar algumas atividades para essa fase. Já estou selecionando algumas atividades interessantes.

      Excluir
  22. Iara ,uso muito suas postagens no meu trabalho , mas ainda não consegui abrir o jogo FÓRMULA DITADO . IRECE FERREIRA ,05-09-2013 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irece! Fiz um teste e o jogo está funcionando normalmente. Alguns jogos quando são usados pela primeira vez em um computador, levam mais tempo para carregar. Depois disso passa a funcionar normalmente. Em minha escola, eu procuro não colocar todos os computadores para carregar os jogos juntos, pois leva mais tempo ou não carrega. Meus alunos que estão na fase alfabética da escrita adoraram esse jogo. Para vencer, eles precisam digitar a palavra corretamente, e aí eles tentam muitas vezes até conseguir. Espero que você consiga...

      Excluir
  23. parabéns Iara..muito bom trabalho...sou professor de informática em santa catarina-urussanga
    trabalho a parte didatica-pedagogica da criança...e seus joguinhos são muito bom...adorei
    estou fazendo curso técnico em informática onde 90% do curso é de programação..e gostaria de saber como vc faz..quais programas..materialutilizado,...ate pq irei fazer meu TCC sobre essa área...gostaria muito q vc me ajuda-se ...ficarei grato

    breno peres

    breno_bpm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Breno! Os joguinhos eu faço com o programa Macromedia Flash MX. Utilizo tanto para fazer os joguinhos, como também para as imagens dos jogos que imprimo. A qualidade de imagem .jpg fica muito legal. No programa dá pra trabalhar também com gif animado, dá pra montar apresentações também substituindo o Power Point que depois de publicados ficam bem leves pra rodar em qualquer computador. Se precisar de ajuda é só me comunicar, ok?

      Excluir
  24. Amei estas atividades, trabalho em sala do AEE e são atividades maravilhosas q contribuem com a atenção e concentração das crianças. Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário... É muito bom saber que de alguma forma estou contribuindo com a aprendizagem de outras crianças. Valeu...

      Excluir
  25. com esses jogos podemos ensinar na era da tecnologia. ou seja mediar o saber. parabens gostei muito e já faz parte de minhas aulas.

    ResponderExcluir
  26. Nossa Iara seu blog é muito bom eu trabalho na Apae com crianças de deficiência intelectual, e elas adoraram o seu trabalho, parabéns que Deus te ilumina para que você possa criar muitos mais.Beijos
    Que software é esse Sócrates?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, desculpe a demora em te responder. Estive pesquisando sobre o Sócrates e só encontrei link quebrado. Tenho no meu computador. Se você quiser, deixe seu email que eu envio pra você. O Sócrates é um jogo muito legal com muitos tipos de atividades. Vale a pena trabalhar com ele. Beijos.

      Excluir
  27. oi!!! sou mãe de uma menina de seis anos e ela tem tido dificuldade em aprender a ler,mas depois que encontrei seu blog e ela começou a pratica-los com frequência melhorou demais!!! voce nao imagina o bem que tem nos feito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não fique ansiosa... Trabalho com uma turma de crianças com seis anos. Algumas ainda não estão lendo e estão na fase da descoberta da escrita. De repente você ficará surpresa. Quando menos esperar sua menina estará lendo tudo. Muito bom saber que minhas atividades estão ajudando. Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  28. Parabéns pelo blog!! Muito interessante! Gostei das tuas atividades e jogos! Vou recomendar teu blog no meu site.
    ( profelu.weebly.com) abrçs
    Luciana Trevisan

    ResponderExcluir
  29. Olá professora Iara. Sou professor e tenho umas idéias para criação de jogo de alfabetização. Pode fornecer o nome do software que utilizas para criação de seus jogos? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, professor! Trabalho com o Macromedia Flash MX. Além de usá-lo para fazer os jogos, uso o mesmo programa para trabalhar com as imagens e textos que coloco no blog.

      Excluir
  30. Oi! sou professora de Ed.especial acho muito interessante seu blog, tenho um aluno com paralisia cerebral que não fala e nem escreve avançou bastante com seus jogos, já está começando a ler e classificar números a quantidades. estou muito feliz..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que as atividades estão ajudando seu aluno... Muito obrigada pela sua visita.

      Excluir
  31. achei muito interessante e vai ajudar muito na alfabetização de meu neto com 5 anos.

    ResponderExcluir
  32. Olá, td bem?
    Estou adorando seu blog, pois está me ajudando muito, trabalho na Apae e utilizo suas atividades e jogos, os alunos amam.Parabéns! Poderia me mandar por email o jogo Sócrates, procurei na internet e não consegui acha-lo. Desde de já agradeço.( sildete.oliveira@bol.com.br )
    Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Excelente trabalho, que Deus dê muita força e luz para vc continua com esse lindo trabalho. Obrigado Iara M. Medeiros!!!

    ResponderExcluir
  34. oi gostei muito dos seus jogos.
    to ensinando minha filha,pois ela já está no primeiro ano e ainda não saber ler.
    vc pode me sugerir algumas atividades para incentivar a leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Conte histórias para ela... Se você puder, leia para ela todos os dias. Os jogos estimulam muito também e despertam muito rápido para a leitura. Mas não fique só nos jogos de computador. Existe muito jogo interessante que você pode participar com ela. Tenho certeza que ela vai gostar mais se a família estiver reunida.Criança nessa idade também adora os gibis. Em minha casa, sempre tive revistinhas da turma da Mônica. Meus filhos adoravam. Não deixe também de visitar esse link: http://revistaescola.abril.com.br/leitura/
      Você vai encontrar muita dica legal. Um abraço.

      Excluir
  35. Oi Iara,trabalho com crianças especiais numa sala de AEE, suas atividades tem me ajudado muito nesse processo.Muito obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz em saber que estou ajudando e de sentir que de alguma forma também participo nesse processo. Muito obrigada por comentar...

      Excluir
  36. IARA
    Meu neto tem muita dificuldade, não consegue gravar as consoantes, repetiu a 1ª serie. Estou tentando despertar o interesse dele com seu trabalho, pois ele gosta muito de brincar no computador.
    Muito obrigada por este trabalho lindo, feliz ano novo e que Deus te proteja sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Trabalho muito com meus alunos no computador também. Nós temos um combinado. Primeiro minhas atividades em que eles precisam escrever ou montar palavras e depois de vencer a série combinada eles podem ir para os outros jogos. Não sei se você reparou, lá no alto do blog tem "1º ano" e "jogos online". Se você clicar em 1º ano vai ver as atividades que estabeleci para minha turma divididas em três grupos de acordo com o nível de aprendizagem dos meus alunos. Feliz ano novo para você também e obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  37. oi fui sua aluna Rafaelle Carla Soares dos Santos Leite você era professora que eu mais gostava vou te mandar meu telefone da minha mãe qualquer dia me ligue estou te mandando agora: 88537637

    ResponderExcluir
  38. Querida tia iara, eu chamo Rafaelle venho de tão tão distante para te mandar essa mensagem é tão importante para minha alma agora vou te entregar uma musica que eu fiz para voce querida tia iara eu me chamo rafaelle estou te esperando para te encontrar sou sua aluna gosto tanto de voce vou te mandar um filme meu para voce ver o dia inteiro, fique amizade vai embora doce vingança fique coraçõezinhos do meu coração, a vida pode ser alegre sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida aluna Rafaelle, fiquei muito feliz em receber sua mensagem. Aliás, linda mensagem. Também estou morrendo de saudades de você, por isso quando puder apareça na escola para me contar as novidades e dar um abraço e um beijo, ok? Beijão para você e para sua irmã.

      Excluir
  39. Moro em uma região do estado do Ceará em que a internet não é constante, por isso facilitaria se pudesse fazer dawnlond das atividades para que possa alfabetizar meus alunos, agradeço se responder!!!!

    ResponderExcluir
  40. Nossa muito gostoso seu blog, era bem isso que eu procurava, para meu filho ,que sofre com dislexia ,hiperatividade.
    Adorei bjxs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Anelise! Muito bom saber que o blog vai te ajudar... Bjs

      Excluir
  41. Bom dia Iara

    Que bom achar seu blog, pois já não sei mais o que fazer para ajudar a minha filha que está no 1º e não consegue ler direito. Vou tentar ajudá-la com suas atividades, mais se você tiver mais sugestões agradeço. Um grande abraço.
    Elizabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique ansiosa. Ela está no tempo certo e vai acabar vencendo... Muito bom encontrar mães preocupadas que tb se interessam. Vai trabalhando com jogos, assim a alfabetização fica mais interessante. Um abraço.

      Excluir
  42. Ola
    trabalho com crianças especiais meus aluninhos gostam muito do seu blog! tem me ajudado muito
    grata pela dedicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz em saber que as crianças estão gostando... Obrigada pela visita.

      Excluir
  43. Parabéns pelo seu blog!! Eu sou professora em laboratório de Informática e fiquei muito contente em encontrar este espaço. Eu gostaria de saber qual é o programa que você usou para fazer o jogo das letras ( o da fadinha). Eu trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem e gostaria muito de aprender a fazer essas atividades em flash. Abraços, Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria! Eu gosto de trabalhar o Flash MX. Não é muito fácil, mas eu tive um ótimo professor. Não sei se você conhece o Lim. Ainda não tive a oportunidade de usar, mas parece bem interessante. Dê uma olhada nesse link: http://aprendaki.webcindario.com/lim/curso.html
      Um abraço

      Excluir
  44. Parabéns pelo trabalho de disponibilizar atividades de alfabetização. Na nossa escola uma professora trouxe seu site e agora estamos utilizando na sala de informática. Continue desenvolvendo esse belo trabalho, somos muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila! Fico muito feliz em saber que de alguma forma estou contribuindo com o trabalho de outras colegas. Obrigada pelo retorno.

      Excluir
  45. Olá, Iara!
    Gostei muito do seu blog. Estou trabalhando com ele aqui da E. E. São Bento. Os alunos estão gostando muito.
    Obrigado por disponibilizar seu trabalho conosco. Abraços.
    Marilene Terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene! Que bom que vocês estão gostando. Obrigada.

      Excluir
  46. Olá amigo gostaria de receber visitas reais aqui no seu site basta cadastrar em nosso site:
    http://seotraffego.blogspot.hu/

    ResponderExcluir
  47. como faço para salvar os jogos? eles são excelentes

    ResponderExcluir
  48. adorei muito bom.obrigada.meu filho vai aprender muito.tem 6 anos ta na primeira serie.amei.

    ResponderExcluir
  49. amei encontrar seu blog, meu filho tem 5 anos e ja brincou com as vogais e adorou, ja salvei nos favoritos, tenho um blog sobre bordados.
    http://andreiaprazeresbordado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Estou adorando e usando suas atividades abraços

    ResponderExcluir
  51. Parabéns, e muito obrigada, seu blog esta muito bom e a estimulação para minha neta de 2 anos foi ótimo, mas tem como eu puxar o jogo para o computador pois moro na Raposa - MA é minha conexão com a internet é muito lenta e cai toda hora, achei seu blog aqui no serviço quando eu trouxe ela. Se puder me ajudar agradeço.

    Meu nome é Maria Cristina

    meu email é leiteninhamoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Iara, trabalho em uma Sala Multifuncional com crianças especiais e seu blog tem sido de grande ajuda. meus alunos amam seus jogos!
    Tenho também, uma netinha de 3 anos de idade e, é apaixonada pelos seus jogos. Ela já conhece todas as letras do alfabeto e consegue completar quase todas as atividades, sem ajuda. Obrigada e parabéns, você é muito criativa!
    Prof. Maria Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Isabel! É muito legal receber esse retorno e saber que a página tem ajudado a outras pessoas. Obrigada por comentar.

      Excluir
  53. Ola! Trabalho numa Sala Multifuncional, seus jogos online fazem parte do meu planejamento, pois ajudou-me a alfabetizar algumas crianças este ano. Agradeço a Deus por ter pessoas como você que divide seu trabalho. Parabéns e obrigado! Prof Ana Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Carla! Você não sabe como fico feliz em receber retorno de que minhas atividades estão ajudando outras pessoas. Muito obrigada!

      Excluir
  54. Olá! Vou compartilhar com a professora alfabetizadora da minha escola. Gostei das suas sugestões e tenho certeza que os alunos vão se deliciar com a possibilidade de aprender através do lúdico usando o computador.
    Abraço,
    Simonha

    ResponderExcluir
  55. Sou professora do Laboratório de Informática, numa escola de ensino fundamental no RS. Gostaria de parabenizá-la pelo blog. Os sites disponibilizados e os jogos são muito bons para trabalhar em sala de aula. Parabéns!!!
    Deborah

    ResponderExcluir
  56. Parabéns pelo o material disponibilizado em seu Blog. Adoro.
    Sou professora de sala de recursos, trabalho suas atividades com a maioria dos meus alunos.

    ResponderExcluir
  57. Olá Iara! Gostei muito de seu blog, sobretudo dos jogos on line!
    Estou desenvolvendo um plano de ação para meu TCC de uma pós graduação e vou utilizar seus jogos como ferramenta. Caso tenha alguma restrição em relação a isso me avise por favor. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana! Não tenho restrição nenhuma, pode usar à vontade. Só peço que você observe a autoria, pois uso no meu blog outros jogos que não são meus. Se você precisar de algum esclarecimento para facilitar seu TCC é só me mandar um email. Bjs

      Excluir
  58. Olá, Iara. Trabalho com informática para adolescentes com deficiência intelectual, porém minha sala não tem acesso a internet. Gostaria de saber se é possível salvar os jogos e instalá-los nos computadores?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  59. oi iara seu trabalhar para crianças ótimos!

    ResponderExcluir
  60. Olá Iara! Seu blog nos é muito útil aqui na E. E. São Bento. Criei até um link para ele.
    Gostaria que você visitasse o blog aqui do laboratório da escola. O endereço é:

    lisbecsaobento.blogspot.com

    Você que cria seus jogos? Sabe como fazer isso?
    Obrigada pelo desprendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Meus jogos foram surgindo de acordo com a necessidade das minhas turmas. Uso o flash para desenvolvê-los.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Como faço para ajudar a criança aprender a ler,que jogos ou atividades de usar...Meu e mail. anat.ano@hotmail.com.br

      Excluir
  61. Iara, amei seus vídeos e atividades. Se possível envie para o meu email os jogos.Estou precisando muito do jogo da letras "M".
    Agradeço

    ResponderExcluir
  62. O meu email é marcileiaft@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  63. Adorei suas atividades. É possível salvar de alguma forma para passar na lousa digital, pois na minha escola raramente funciona a internet na sala de aula.

    ResponderExcluir
  64. Olá Iara! Amo o teu blog! Ele me ajuda muito,pois trabalho com apoio escolar.Parabéns! Sou de Pelotas no RGS e meu nome é Ilda.

    ResponderExcluir
  65. Sou professora em escola especial para alunos com deficiência intelectual e múltiplas. adoro seu Blog, me ajuda muito, os alunos adoram, pela qualidade de informações e fotográficas. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Sou professora da Sala de Recursos e estou adorando o seu blog;Ele tem contribuído bastante para s meus atendimentos.Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene! Fico feliz em saber que estou contribuindo para suas aulas. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  67. Nossa!!! Iara amei esses jogos, sou estagiária no CEMUT e dou aula para 1º a 5º ano... Eles adoram esses jogos e eu também, uma ajuda muito importante pra mim e para os alunos... Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  68. Olá Iara.. muito bom seu blog. Já tentou utilizar o EdiLIM para criar suas pags? Muio fácil e gratuito! Fica a dica

    ResponderExcluir
  69. Adorei, Parabéns! Se tiver novidades me avise.
    Obrigada.

    Vou colocar a sua indicação no meu blogue.

    Por enquanto só tenho copiado exercícios e colocado no meu blogue para apoio aos Pais.

    Este seu blogue é pago ou gratuito?

    Se gratuito como faço? Pois o meu é muito limitado.

    ResponderExcluir
  70. Frofessora, fui baixar o site macromidia flex - mas, mas ele pede para baixar o anti-virus macAfre e eu já tenho anti-virus e mão gosto deste.
    Tem outra alternativa?

    ResponderExcluir
  71. Professora você pode me indicar um blogue onde eu possa operar sem muitas limitações e gratuito?

    Se tiver um tempinho entre no meu e verá que ele não é muito bom....rsrsrs Fiquei encantada com o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  72. Meu facebook é Dora Leite se quiser ser minha amiga me envie um convite.

    ResponderExcluir
  73. Que maravilha seu Blog, estamos usando e adorando ensinar nosso 1º ano, eles amam os desenhos e as atividades. Parabéns! Continue...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É muito bom mesmo trabalhar com crianças do 1º ano. Amo D+. Obrigada pela visita...

      Excluir
  74. Que maravilha seu Blog, estamos usando e adorando ensinar nosso 1º ano, eles amam os desenhos e as atividades. Parabéns! Continue...

    ResponderExcluir
  75. Adorei..muito útil pra minha pequena que aos 8 anos tem uma grande dificuldade de aprendizado,,e dificuldade maior era minha de tentar faze-la se interessar em aprender,e agora ela ta aprendendo brincando,se diverte muito e esta apresentando grande melhora nos estudos.Parabéns pelo seu Blog e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz por de alguma forma contribuir para essa mudança. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  76. Parabéns, está sendo muito útil nas aulas para os 1º, 2º e até 3º anos, de informática. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  77. Obrigado pelos materiais postados, está sendo de grande importância para o aprendizado dos alunos no Laboratório. Espero que seu projeto dure por muito tempo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adriano! Espero que eu ainda possa trabalhar uns bons anos tb... Com 37 anos de serviço, disposição ainda não me falta.

      Excluir
  78. Iara,parabéns pelo excelente trabalho e propostas nesse blog.
    Acrescentou-me muito. Deus te abençoe!
    Patricia

    ResponderExcluir
  79. Ótimo site com excelentes atividades.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  80. PARABÉNSSS....AMEI ....OBRIGADA

    ResponderExcluir
  81. Olá Iara,
    Sou professora e trabalho no Projeto de Intervenção Pedagógica. Em minha escola tenho um espaço de atendimento individualizado e este blog é uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento das crianças.
    Mas estou tendo problemas com alguns links, principalmente nos jogos on line do alfabeto. O que posso fazer para conseguir acessar? Este problema é temporário?
    Agradeço imensamente se puder me responder.
    Desde já, obrigada

    Elaine Cristina, Uberlândia MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine! Desculpe a demora. Estou com uma gripe muito forte e com isso não estou nem trabalhando.
      Arrumei dois links com problema. Espero ter resolvido... Agradeço por vc me avisar e pela sua visita...

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção. Espero que você melhore o mais rápido possível.
      Parabéns pelo seu blog, e pela dedicação.
      Um grande abraço,

      Excluir
  82. Adorei a seleção de jogos. Parabéns!
    Grande abraço!
    Juliana Bohn - Caxias do Sul - RS

    ResponderExcluir
  83. Muito Bom! Adorei, minha filha tem 4 anos, e somente através das brincadeiras pra ela
    despertar interesse pela alfabetização. Muito Obrigado!
    Luciano Nunes, Itaim Paulista - ZL - SP

    ResponderExcluir
  84. Iara, trabalho na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) X Escola Elos de Amor no Laboratório de informática Educacional, antes de conhecer seu blog, vivia pesquisando atividades de alfabetização em vários sites diferentes, agora praticamente só uso seu blog com os alunos, ele reúne várias atividades em um só lugar facilitando muito meu trabalho.
    PARABÉNS PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  85. Olá Iara adorei as atividades e gostaria de pedir que me indique uma atividade para que meu filho de seis aprenda a juntar as silabas ele é autista e já sabe todo o alfabeto mais ta bem complicado fazer ele ter interesse em juntar as silabas.
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpe a demora para responder. Gosto muito do trabalho com jogos em que podemos interagir com a criança. Aí te sugiro usar fichas com as sílabas separadas, jogo de memória, caça-palavras e o trabalho com o alfabeto móvel. Na internet você vai encontrar muitas sugestões de jogos para imprimir. Um abraço.

      Excluir
  86. gostei bastante do site. varias dicas de alfabetização. tem uns apps legais tambem no site www.redalgo.com especificamento o Alfabeto Melado e o jogo Silabas

    ResponderExcluir
  87. Olá Iara! Só passei pra te dizer que sou fã sua, adoro suas atividade. Trabalho com reforço escolar e seu Blog me ajuda muiiiitooo!!! Obrigada e parabéns por seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Vilmair! Fiquei muito feliz com seu comentário. Obrigada.

      Excluir
  88. Olá Iara! Só passei pra te dizer que sou fã sua, adoro suas atividade. Trabalho com reforço escolar e seu Blog me ajuda muiiiitooo!!! Obrigada e parabéns por seu trabalho!

    ResponderExcluir
  89. Bom dia,Iara estou adorando esse site,fiquei conhecendo através da professora de meu filho.Estou acompanhando todos os dias com ele é ótimo,agradeço pela ajuda q vc nós dá.

    ResponderExcluir
  90. Parabéns professora, admirável seu trabalho.

    ResponderExcluir
  91. Espetacular!
    Parabéns pelo trabalho pedagógico e pela programação dos jogos! Usarei muito em minha atual turma de alfabetização e nas que estão por vir.

    ResponderExcluir
  92. Maria Fátima
    Muito Bom !!. Vou sempre visitar seu Blog. Atendo muitas crianças autista.

    ResponderExcluir
  93. Meus parabéns pela iniciativa fenomenal !
    Está ajudando muito a orientar um amigo meu na aprendizagem e alfabetização.
    Obrigadão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos! Muito bom saber que estou contribuindo de alguma maneira com outras pessoas.
      Tenho prazer em partilhar minhas atividades. Obrigada pela visita.

      Excluir
  94. Iara, admiro muito mesmo o seu trabalho, tem ajudado muitas crianças no processo de alfabetização! Por favor não pare e traga sempre novidade para nós! Parabéns!

    ResponderExcluir
  95. Excelente blog de ducação, os jogos são divertidos e educativos, parabens! nós precisamos de mais blogs como este.

    ResponderExcluir
  96. Seu trabalho é surpreendente, parabéns, eu trabalho com os seu jogos online, me ajuda muito, gostaria de saber se ainda continuará com esse trabalho ainda, pois faz um tempinho que não há jogos novos. Muito obrigado pelo seu trabalho e por ajudar tantas outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a montar no final do ano passado um jogo para fixação da letra inicial das palavras. Só não disponibilizei por falta de tempo de finalizá-lo. Estou trabalhando com uma turma nova de 6 anos, aí fico muito tempo pesquisando e elaborando atividades para iniciá-los na alfabetização. Assim que der, coloco alguma novidade. Obrigada por sua visita.

      Excluir
    2. Obrigado por responder, compreendo a falta de tempo, mas nossa fiquei tão feliz pela notícia, aguardarei anciosamente, mais uma vez parabéns pela dedicação, muito admirável sua vontade de ajudar, principalmente no aprendizado das crianças. Desculpe qualquer coisa fico no aguardo das novidades, muito obrigado!

      Excluir
    3. Parabéns pelo trabalho.Está me ajudando muito com meu filho de cinco anos.

      Excluir
  97. Olá Iara! Atuo há alguns anos em laboratório de Informática com alunos de Anos Iniciais. As atividades do seu blog são muito úteis, obrigado e parabéns pelo trabalho fantástico que você desenvolve.
    Rogério Burgin

    ResponderExcluir
  98. Olá Iara!
    Seu blog é muito bom, tem jogos e links ótimos para as aulas de informática nas turmas de alfabetização.Tem alguns jogos que eu gostaria de usar e não encontrei mais, como por exemplo "Soletrando brinquedos" e "a letra J", onde posso encontrá-los?
    Obrigada
    Prof. Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Coloquei o da letra J de volta no blog. O dos brinquedos estou dando um retoque e logo, logo colocarei novamente.
      Obrigada pelo toque.

      Excluir
    2. Muito obrigada! Cadastrei meu e-mail para receber as novidades. Uso suas atividades com várias turmas e descobri muitas outras através dos links disponíveis no seu blog.
      Um abraço,
      Patrícia

      Excluir
  99. olá,adorando seu blog, tenho um filho com seis anos e muita dificuldade de juntar silabas. creio que seu blog vai me auxiliar.

    Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia! Tenho certeza que seu filho vai vencer essa dificuldade. Ele está muito novinho ainda. É só ter paciência que ele chega lá...

      Excluir
  100. Achei sensacional. A qualidade de seu trabalho é excelente. Os alunos adoram e se interessam pela alfabetização, se sentem capazes. Fiz uma sequência com as atividades que deu super certo. Os alunos incluídos, especiais também adoram. Parabéns Iara. Bjos

    ResponderExcluir
  101. Olá Iara trabalho com educação especial e amei seu blog. Mas, gostaria de saber se consigo salvar esses jogos no computador para disponibilizá-los para os autistas que atendo usarem em sala de aula. Bjs

    ResponderExcluir
  102. Excelente! Atividades elaboradas para serem realizadas utilizando sites e computador são excelentes, uma vez que toda criança fica atraída por tecnologia. Algo fundamental nas atividades para alfabetização, e outras atividades didáticas e pedagógicas para as crianças é que elas sejam atrativas e dinâmicas e prendam atenção da criança. Sou professor e tradutor de textos, e como uma pessoa engajada na área da educação, quero lhe dar os parabéns pelas atividades de alfabetização elaboradas. Sucesso!

    ResponderExcluir
  103. Olá Iara, sou Psicopedagoga e adorei trabalhar na intervenção com seus jogos me ajudou bastante. Obrigada,bjs.

    ResponderExcluir
  104. Olá Iara, sou Psicopedagoga e adorei trabalhar na intervenção com seus jogos me ajudou bastante. Obrigada,bjs.

    ResponderExcluir
  105. seu blog é maravilhoso. Estou aproveitando demais com meu filho Gabriel, ele acabou de fazer 5 anos e está amando os joguinhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...