Dente de leite–trabalhando com rimas



Dente de leite

                      Eloí Bocheco

Meu primeiro
dente de leite
caiu de dia.
Juntei o dente
e guardei na bacia.

O segundo dente
caiu no quintal.
Nasceu uma roseira
no mesmo lugar.

O terceiro dente
caiu no rio.
Foge, peixe,
que o dente te viu!

O quarto dente
arranquei com linha
e joguei no telhado
para a andorinha.

Meu quinto dente
caiu em dezembro.
Dos outros dentes,
já não me lembro.
 
(Do livro Tá pronto seu lobo e outros poemas )


- Depois da primeira leitura, ler novamente destacando as rimas.
- Gosto de ler, deixando a turma completar cada quadrinha. Apelo aqui para a memória deles, que ao escutarem uma vez o poema, conseguem se lembrar do que o autor escreveu, ou então criam usando uma nova palavra que também dá rima.

- Pedir sugestões das crianças para completar essas quadrinhas:


O outro dente,
joguei no telhado
quem encontrou
foi meu ...

O próximo dente,
fiz uma correntinha.
Dei de presente
para minha ...

Perdi um dente
lá no banheiro.
Estava perto
do ...

Puxei meu dente
com uma linha
quem encontrou
foi a ...

Meu dentinho
caiu no papel
quem encontrou
foi o ...

O do meu amigo
caiu no chão
quem encontrou
foi o ...

 

Registro do trabalho:

DENTE DE LEITE 20150929_173305

6 comentários:

  1. Que lindo seu blog, professora Iara! Parabéns!!! Foi uma grata surpresa encontrar meu livro em sua página! Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eloí! Comentei com meus alunos que você nos honrou com sua visita e eles ficaram muito felizes... Resolvi postar aqui o resultado da atividade. Eles amam trabalhar com rimas... Muito obrigada por ter aparecido e por ter postado seu comentário.

      Excluir
  2. Ob.: Postei, em meu blog, o link para sua página. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o registro de atividades, professora Iara! Copiei e salvei para meus arquivos. Seu trabalho é maravilhoso! Parabéns!!! Mando um super beijo carinhoso para os seus alunos. Foi um prazer conhecer seu blog e seu trabalho como educadora. Abraço grande

      Excluir

  3. If you are going for most excellent contents like me, simply go to see
    this site every day for the reason that it presents quality contents, thanks

    Visit my page :::: 휴게텔
    (jk)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...