Livro: O aniversário do Seu Alfabeto

Comecei esse ano trabalhando o livro do Seu Alfabeto.
Cheia de ideias, ainda não consegui terminar.
Segue umas sugestões:

  1. Explorar a capa do livro, destacando o nome do autor e do ilustrador.
  2. Contar a história. Preferi contar a história sem destacar a parte do S e do R dobrado e também sem dar destaque para o M antes de P e B. Então fiz uma adaptação da história para minha turma.
  3. Propor que as crianças façam a ilustração de uma parte da história.
  4. Distribuir para as crianças a letra inicial do nome delas para a colagem no caderno e que elas completem o restante do primeiro nome. Elas poderão desenhar algo que comece com a letra do nome delas.
  5. Trabalhar com o baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou.
 
No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:

"EU SOU O SENHOR ALFABETO.
QUEM TROUXE O RELÓGIO?"

 
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA R."
 
E eu mostro a próxima carta.
 
 
 
Aí eu digo:
"QUEM TROUXE O NAVIO?"
 
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA N."
 
Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.
 

No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.

 
Clique AQUI para download do baralho.
 
 
Já apresentei outro baralho no blog nesse link.

- Encontrei um link com uma trilha do Seu Alfabeto bem interessante:

http://primeiroencanto.blogspot.com.br/2010/04/jogo-do-seu-alfabeto.html

- Numa próxima postagem vou colocar outras atividades que trabalhei com minha turma.

36 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom! Também estou amando trabalhar com esse livro. Amanhã tem mais...

      Excluir
  2. Baralho nota mil!!!
    Iara, você tem um gigantesco talento! Competência mil! Beijinhos?, Priscila

    ResponderExcluir
  3. FANTÁSTICO ESSE SEU TRABALHO PARABÉNS

    ResponderExcluir
  4. O autor do Livro era meu professor na infância tive o prazer de ler esse livro na primeira edição. E mudou minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Rachel! E o livro faz muito sucesso. Conheço muitos professores alfabetizadores que utilizam o livro não só como leitura deleite, mas também para ajudar no processo de alfabetização.

      Excluir
  5. Boa Noite!!Amei suas ideias para trabalhar esse livro. Estou tentando baixar o baralho e não consigo.Se puder me enviar ficarei agradecida. gsbleal@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gil! Desculpe a demora. Você me envia seu email? Mandarei o link, ok?

      Excluir
    2. por favor, também me envie por e-mail o baralho e as atividades do monstro. não estou conseguindo abrir. obrigada desde já. amei todas as atividades.
      e-mail jodelinha@yahoo.com.br

      Excluir
    3. boa tarde adorei! por favor poderia me mandar o link.
      diana.vida28@gmail.com
      obrigada

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. boa tarde adorei! por favor poderia me mandar o link.
      diana.vida28@gmail.com
      obrigada

      Excluir
    6. Boa tarde! É só vocês fazerem o download através do link disponibilizado no blog.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,amei as ideias e vou trabalhar também a história! O baralho não abre no meu computador, se puder me enviar por e-mail também fico agradecida: lisieaguiar@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!
    Não consegui abrir. Se possível me envie pelo email: edvania.vieira@hotmail.com
    Obrigada😚😚😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edvania! Para obter o arquivo é só clicar no link do blog. Se tiver dúvida em como fazer para descompactar aprenda aqui: http://matosmedeiros.blogspot.com.br/2018/01/como-descompactar-arquivos.html

      Excluir
  9. Bom dia ...Não consegui abrir...se possível mande no meu email: dilmapp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dilma! O link é o que consta no blog. Você só precisa clicar e salvar no seu computador.
      Bom trabalho!

      Excluir
  10. Nao consigo baixar o baralho do seu alfabeto, da erro. Como faço?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Não consegui baixar...por favor enviar por emaie-
    saori12300@hotmail.com
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  12. Suas sugestões são ótimas, mas o arquivo não abre.

    ResponderExcluir
  13. Queria tanto usar o baralho com minha turma, mas não consegui baixar o arquivo. Vc pode ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Não consegui abaixar o baralho com as letras.

    ResponderExcluir
  15. adrianakjn@hotmail. poderia me enviar o baralho com as letras

    ResponderExcluir
  16. vaniameirelescorrea@gmail.com. Amei esse baralho. Pode compartilhar comigo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. n
    Boa noite! Não consegui baixar o baralho ..pode mandar para o meu email , por favor ..tatijuca7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Não consegui baixar o baralho! Tem como me enviar no e-mail: mary04man@gmail.com?

    ResponderExcluir
  19. Esse é meu 1⁰ ano com a alfabetizacao e seu blog caiu como um presente p mim, estou amando e me ajudando muito!! Estou tentando baixar o baralho p colocar junto da sacola do seu alfabeto q estou confeccionando, mas n estou conseguindo

    ResponderExcluir
  20. Estou tentando baixar o baralho e não consigo, se me enviar ficarei muito grata. Cristiana.mendesmarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!! Como faço para ter acesso ao materil??

    ResponderExcluir
  22. nao consegui baixar o arquivo do baralho, por favor alguem pode me enviar por email? brunabauerbruna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. olá, boa tarde! gostaria desse baralho, não consegui acessar. Poderia me enviar? analia.gyn@gmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...